5 estratégias para vender nas redes sociais em tempos de pandemia.

1. Qual é o diferencial do seu negócio?

A primeira pergunta que você deve fazer analisando o seu negócio, é qual diferencial você pretende oferecer ou oferece para o seu cliente. Muitas empresas tem dificuldade para responder essa simples pergunta. Então o primeiro dever de casa é esse. Quando você encontrar a resposta que seja positiva ou negativa, vem a próxima analise. O seu cliente tem notando o seu diferencial? Caso a resposta seja não, o seu diferencial não está sendo trabalhado corretamente pela sua empresa, talvez seja necessário desenvolver estratégias para o cliente perceber valor na sua marca e assim notar o que você tem de melhorar para oferece-lo.

Caso a resposta seja sim, continue enaltecendo seu diferencial e busque conhecer mais o seu cliente. Quando o cliente nota a sua empresa ele passou para uma fase interessante sobre sua marca, o reconhecimento. Muitas empresas sonham com essa posição e tem dificuldade para chegar nessa fase inicial, porém você deve continuar trabalhando, dedicando, gerando valor e conteúdos inteligentes para que o cliente não troque a sua empresa pela do seu concorrente.

Todo diferencial tem que passar com atualizações para não se perder na mente do consumidor. Criar atenção criativa é um divisor de águas para o seu negócio.

2. Facebook ads e google ads

Atender o cliente, vender, mostrar disponibilidade, argumentar e criar relacionamento, tudo isso faz parte do dia a dia das empresas que trabalham do B&C e B&B. Acredito que falar desse cenário ficaria uma apresentação muito óbvia.

Por isso trouxe essa abordagem para mostrar como é importante ter o facebook ads e google adws a seu favor, trabalhando em prol do seu negócio e alavancando as vendas. Mais legal ainda é que você consegue direcionar de forma correta a sua mídia digital, posicionando exclusivamente o seu produto e sua marca. Agora vamos falar de forma básica cada uma das plataformas de impulsionamento.

O Facebook Ads é o sistema de mídia paga do Facebook que oferece uma grande variedade de formatos de anúncios. É extremamente eficaz graças às diversas opções de segmentação disponíveis para os anunciantes o que gera maior número de conversões.

O Facebook Ads é hoje uma das mídias pagas mais eficientes para o Marketing Digital. Os seus anúncios possuem uma grande variedade de formatos para a campanha, não se limitando apenas aos textos. Isso gera maiores possibilidades de conversão de acordo com o seu público.

Além disso o poder de segmentação do Facebook Ads é enorme e você pode detalhar para a ferramenta o perfil do público que você deseja alcançar.

Google Ads é a plataforma de publicidade do Google. Através deste serviço, anúncios são exibidos em forma de links patrocinados quando alguém realiza uma busca, seja por meio de computadores ou smartphones.

Os anúncios são exibidos principalmente nos resultados de pesquisas, relacionados às palavras-chave usadas nessa busca.

É uma proposta incrível. Afinal, nada mais pertinente do que exibir um anúncio relevante e que “entregue” o que as pessoas estão buscando, no momento exato em que elas estão pesquisando por algum produto ou serviço.

Mas não é só isso. Existem também outros formatos de anúncios disponíveis no Google Adwords, além da rede de pesquisa. Eles podem ser exibidos em forma de banners e vídeos, em áreas especiais e de visibilidade em diversos sites parceiros do Google.

Esse enorme conjunto de sites parceiros compõe a Rede de Display, o que inclui também o Youtube, plataforma de vídeos pertencente ao Google e que é considerado o segundo maior buscador do mundo.

3. Instagram de forma conteudista

Hoje sem sombras de dúvidas o instagram é uma plataforma que merece o respeito pela forma como evolui e ajudou muitas empresas a mudar sua forma de vender, conectar com cliente e divulgar a sua marca.
Mas…… é necessário fazermos alguns levantamentos para uma analise inteligente e voltada para vendas. Primeiro passo: Sua conta é profissional? Seu instagram é voltado para sua imagem ou da empresa? Como você cria os conteúdos para o seu público?

Irei dar algumas pílulas de conhecimento para cada pergunta.

Primeira coisa é tornar sua conta profissional, assim você consegue impulsionar as suas publicações. Hoje o instagram entrega conteúdo de forma orgânica (gratuita) somente para 3% dos seus seguidores. Isso mesmo o número é extremamente baixo, é por isso que você precisa tornar a sua conta profissional para impulsionar a publicações que tenha maior relevância para chegar ao público maior de seguidores. Hoje o valor de cada impulsionamento é de no mínimo R$ 6,00 reais. Porém antes de impulsionar você deve conhecer o seu público alvo para direcionar seu conteúdo de forma assertiva, assim seu ROI (Retorno sobre o investimento) seja positivo.

A segunda pergunta é uma forma para fazer um levantamento, por que muitos negócios as pessoas querem mais aparecer do que a própria marca. E quando você utiliza a sua imagem linkada ao seu negócio de forma construtiva, o cliente percebe que você se preocupa com ele e desenvolve ações diretas. Sua empresa pode pegar a imagem de algum colaborador e usa-la para exemplificar como aquele produto vai ficar no modelo da pessoa.

Outra dúvida que muitas pessoas me perguntam é quando o instagram é utilizado para vida pessoal e profissional. Sempre cito para fazer a análise de 80/20. 80% ser voltado para o seu negócio e 20% vida pessoal.

A ultima pergunta é voltada para uma reflexão importante analisando os seus seguidores e sua empresa. Você sabe exatamente o que você está falando para o seu público? Uma forma de encantar o seu cliente, é apresentar os produtos e serviços da sua empresa, com informações ricas e de relevância. Estudar o produto, conhecer o cliente, ter uma apresentação planejada, falar de acordo com seu público e conectar de forma intima. Clientes adoram ler e assistir conteúdos que tenham relevância, e estão em busca de informações para solucionar a dor deles.

4. Persona ideal do seu negócio

Persona é a representação fictícia do seu cliente ideal. Ela é baseada em dados reais sobre comportamento e características demográficas dos seus clientes. Apresenta, também, uma criação de suas histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações.

Uma boa definição de persona passa justamente pelo contato com o seu público-alvo. Assim, em uma rápida análise, você pode identificar características comuns entre os potenciais compradores.

Se você possui uma base de clientes, esse será a fonte perfeita para começar suas investigações. Mesmo que tenha perfis diferentes de pessoas ou empresas que consumiram seu produto, alguns deles tendem a exemplificar a sua persona.

Mas ela não é necessariamente classificada por sexo, idade ou região, mas sim, pelos seus hábitos de consumo e preferências pessoais. Esses são dados que vão além de uma pesquisa numérica.

Uma dica importante é focar tanto em clientes satisfeitos quanto insatisfeitos. Em ambos os casos, você certamente aprenderá algo sobre a percepção do seu produto e quais desafios seus clientes estão encarando.

5. O poder da história para vendas.

Uma situação que muitas empresas tem cometido erros, é usar as plataformas digitais somente para divulgação de fotos, posts com informações frias (conteúdo básico) e utilizando somente uma plataforma (Instagram ou Facebook).

Erro gravíssimo das empresas nesse quesito é não aproveitar os consumidores que tem um bom relacionamento com a marca, e desenvolver uma forma de pegar depoimentos dos clientes contando a experiência que ele teve no atendimento da sua empresa. Essa metodologia de vendas, poder ser utilizada em qualquer seguimento, porém o cliente disponibilizará um depoimento a partir do momento que ele realmente perceber que sua empresa, merece o conteúdo.

Muitos negócios tem cometido erros ao pedir depoimentos, sem mesmo ter um excelente relacionamento com o seu cliente.

Uma outra situação que deve ser avaliada é, como sua empresa vai criar esse momento. Por que no depoimento, o cliente tem que falar de coração, passar uma emoção de verdade. Com isso o

público que assistir ou ler o conteúdo disponibilizado, perceberá emoção.

Então tenha uma forma encantadora e planejada ao contar uma experiência que sua empresa tem proporcionado para os seus clientes.

INFORMATIVOS – Coronavírus (Covid-19)

Comitê Gestor das Ações de Recuperação Fiscal, Econômica e Financeira do Estado de Minas Gerais
Foi criado hoje o *Comitê Gestor das Ações de Recuperação Fiscal, Econômica e Financeira do Estado de Minas Gerais* (Comitê Extraordinário FIN COVID-19), pelo governo do estado.
A proposta é que os integrantes acompanhem de perto os desdobramentos da crise deflagrada pela pandemia do novo Coronavírus e propor medidas de natureza fiscal, econômica e financeira para recuperação de todo o Estado.

Veja as principais funções: Comitê Extraordinário FIN COVID-19 – 26 03 2020

 

Microempresas-terão-flexibilizaçãoO governador Romeu Zema anunciou, em coletiva de imprensa transmitida ao vivo nessa segunda-feira (23/3), medidas de flexibilização para o pagamento de contas da Cemig e da Copasa. O objetivo é amenizar os impactos da crise provocada pelo coronavírus para famílias de baixa renda, hospitais públicos e filantrópicos e microempresas que precisaram suspender as operações em decorrência das medidas de contenção da pandemia.
Acesse e confira: Anuncio do Governador Romeu Zema

 

O Comitê Extraordinário Covid-19 do Governo Estadual, se reuniu novamente, nesta terça-feira, 24, alterando os detalhes das medidas emergenciais de restrição e acessibilidade a determinados serviços e bens no Estado. As regras são válidas enquanto durar o estado de calamidade pública em decorrência da pandemia coronavírus – Covid-19, em todo o território do Estado.
Dentre as mudanças estão as atividades em feiras, indústria de fármacos, construção civil e outros.
Acesse e confira o novo decreto completo:
Deliberação N° 17 – 24 03 2020 – Comitê extraordinário do Covid-19 Governo Estadual

Urgente - CDL

O Comitê Extraordinário Covid-19, do governo de Minas acaba de divulgar os detalhes das medidas emergenciais de restrição e acessibilidade a determinados serviços e bens, anunciadas pelo governador na última sexta-feira. As regras são validas enquanto durar o estado de calamidade pública em decorrência da pandemia Coronavírus – COVID-19, em todo o território do Estado.
Confira:  O Comitê Extraordinário do Governo de Minas Gerais – Covid 19

 


O setor de Inteligência de Mercado da FCDL-MG está monitorando diariamente toda e qualquer movimentação na área econômica realizada pelo Governo Federal e Estadual. É importante ressaltar que as medidas do Ministério da Economia são de interesse dos nossos associados, por isso, recomendamos que todos se informem sobre as ações referentes à proteção de empregos e impactos econômicos selecionadas pela Federação e publicadas nos links abaixo. Mantemos como fonte o Ministério da Economia do Governo Federal e o governo de Minas (Agência Minas), onde publicaremos toda atualização que for de interesse das nossas CDLs e as mais de 53 mil empresas filiadas em Minas Gerais.

 

CARTAZ ASSOCIADO PARA PÚBLICO.pdf
CARTILHA LIVRETO CORONAVÍRUS.pdf
Ofício nº 79_2020 _ Procon _ Recomendação.pdf
DMACCJ – COVID – RELAÇÕES TRABALHISTAS
ACORDO INDIVIDUAL – COVID

 

Menu